Cultura

Agentes Jovens recebem violões para aulas de música em Nova Mutum

Os 25 alunos do Programa Agentes Jovem de Nova Mutum, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social em parceria com o Governo Federal receberam na manhã de hoje, dia 16, os violões que serão utilizados nas aulas de musicalização. Cada violão custou 130 reais e será pago em pequenas parcelas pelos próprios alunos, já que todos recebem uma bolsa mensal de 65 reais para participar do programa.

De acordo com a primeira dama e secretária municipal de Ação e Promoção Social, Marinês Pivetta, as aulas de música desenvolvem as habilidades artísticas dos adolescentes e estimulam a socialização. “A música é apenas uma das atividades. Eles já estão tendo também aulas de informáticas e vão receber noções básicas de administração de empresas, ou seja, estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho”, explicou.

Cada turma do programa Agente Jovem é trabalhada durante um ano em etapas de capacitação teórica e prática. Na capacitação teórica, que se estende por seis meses, os adolescentes têm aulas com profissionais de terceiro grau, como psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e outros. No segundo semestre acontecem às aulas práticas, ocasião em que os jovens fazem estágio em empresas do município.

O programa Agente Jovem foi implantado em março de 2001 através de parceria entre Prefeitura Municipal e o Governo Federal, atendendo jovens com idade entre 15 e 17 anos. “Esta já é a sexta turma que está em andamento e os resultados são extremamente positivos”, disse Marinês. Os agentes têm também aulas canto, teatro e atividades físicas. Informática e administração são em parceria com a FUMESUNM – Fundação Municipal de Ensino Superior de Nova Mutum.