Cultura

Espetáculos de Sinop confirmados no Festival Estadual de Teatro esta semana

Três espetáculos de Sinop participam nesta semana do 14º Festival Mato-grossense de Teatro, em Cuiabá. As peças, dos grupos da Unemat e Cad, vão concorrer com outras sete peças aos prêmios de melhor espetáculo, figurino, cenário, direção, atriz, ator, entre outros.

Uma das peças, ‘A Inqusição’, é uma adaptação da obra “O Santo Inquérito”, de Dias Gomes, e foi produzida pela teatróloga Rute Varea. Narra a história de Branca Dias que foi condenada à morte após salvar um padre de um afogamento, com respiração boca-a-boca.

Outro espetáculo é “Brasil de João e Maria”, de autoria do acadêmico Wagner Eller do Couto, que mostra a vida dos sofredores Joãos e Marias do Brasil, que ao mesmo tempo estão sempre esperançosos por um país mais justo e mais humano. As duas peças são do grupo da Unemat.

O grupo Cad apresenta a peça “A Escada do Sucesso”, que retrata várias maneiras de “subir” na vida como a exploração do trabalhador, promessas de dinheiro fácil em programas de televisão e heranças ou loteria.

Ano passado, Sinop também participou com três espetáculos e recebeu três premiações. Na classificação geral, a peça “Te Amo Amazônia” do grupo da Unemat, ficou em 3º lugar na categoria infantil, e a peça “B em Cadeira de Rodas”, também da Unemat, ficou em 3º lugar na categoria adulta. A peça ‘B em Cadeira de Rodas’ também ficou com o prêmio de melhor cenário.