Cultura

Feriado hoje comemora a Proclamação da República

Hoje é feriado nacional, dia em que os brasileiros comemoram o fim da monarquia no Brasil. É o dia da Proclamação da República.

Por causa do feriado, os órgãos públicos federais, estaduais e municipais não funcionam. Com exceção daqueles que prestam serviços imprescindíveis à população. Em Sinop apenas o Pronto Atendimento e a segurança pública estão atendendo normalmente. Os supermercados estarão com as portas abertas até o meio dia. Na região, como em Sorriso e Lucas do Rio Verde, apenas os atendimentos de saúde e segurança pública estarão funcionando.

A data
Em 15 de novembro de 1889, quando o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente, surgiu a Proclamação da República. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.

Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, Dom Pedro II e a família imperial partiram rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o país seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.