Cultura

Livro favorece acesso à cultura tradicional de Mato Grosso

O secretário de Cultura do Estado, João Carlos Vicente Ferreira, elogiou a pesquisa minuciosa feita pela editora Entrelinhas na elaboração do livro “Cultura mato-grossense: festas de santos e outras tradições”. Resultado de quatro anos de trabalho, o livro de 240 páginas, ricamente ilustrado, foi lançado nesse sábado, durante a Literamérica. Escrito pelo engenheiro Roberto Loureiro, o livro apresenta os valores e a simbologia das festas de santos, danças, músicas, de mitos e lendas regionais. Culinária, artesanato e linguajar regional também são temas do estudo.

“A publicação dessa obra contribui para que a cultura popular seja democratizada. Para o governo, é uma satisfação editoras utilizarem esse espaço para divulgar e massificar a nossa cultura”, expressou João Carlos. Há 12 anos, a editora Entrelinhas, que integra o consórcio Carrión & Carracedo Editores Associados, atua na elaboração de conteúdos de interesse do estado de Mato Grosso. Em 2000, deu início às publicações didáticas de referência para a História, Geografia e Literatura mato-grossenses.

Nesta segunda-feira, Entrelinhas e Editora da UFMT lançam: “Sociedade Erotismo e Mito: A Poética Temporal de Marilza Ribeiro”, escrito por Célia Maria Domingues da Rocha Reis. O lançamento será às 15h, no estande Carrión e Carracedo.