Cultura

Orquestra do Estado se apresentará em Sinop, Sorriso e Alta Floresta

Sorriso; Sinop e Alta Floresta estão incluídos nos 12 municípios onde a Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso se apresentará este ano. A turnê por 12 cidades do Estado ainda não tem data determinada. Os concertos serão em locais abertos, de fácil acesso, com um repertório especial de fácil assimilação, com o objetivo de apresentar a Orquestra do Estado e a riqueza da música instrumental para um público ainda não habituado a ouvi-la. Criada em maio de 2005, fez 21 concertos.

A temporada 2006 conta com o patrocínio e apoio cultural de diversas empresas públicas e privadas através da Lei Rouanet de incentivo à cultura. A orquestra quer ampliar o acesso à cultura ao cidadão mato-grossense, oferecer uma opção de entretenimento e lazer para a população, fomentar e difundir a música de concerto no Estado, fortalecer o setor econômico da cultura, abrir novas oportunidades para os jovens artistas residentes no Estado, investir na formação cultural e na capacitação profissional dos professores de música e instrumentistas dando- lhes oportunidade de expandir seus conhecimentos e abrindo mercado de trabalho para a classe artística.

A orquestra implantará em 2006 uma série de “Concertos Didáticos” para crianças e
adolescentes do Estado de Mato Grosso. Serão apresentados 4 concertos didáticos por mês, nos meses de abril a junho e agosto a dezembro, totalizando 32 concertos didáticos.