Cultura

Professora e aluna de Nova Mutum participam de Jornada Nacional de Leitura

A professora Jânia Maria do Nascimento e a aluna da 8º série, Daniele Souza Silva, ambas da Escola Municipal Caminhos do Saber de Nova Mutum foram agraciadas com uma viagem para Passo Fundo/RS, através do Projeto do Fundo Estadual de Cultura “Quem lê vai longe”, onde vão participar da 11º Jornada Nacional de Literatura que acontece entre 22 a 26 deste mês. A viagem está marcada para este sábado, dia 20, e tanto professora como aluna estão vivendo um momento de grande expectativa.

O projeto “Quem lê vai longe” tem como proponente Adriana de Souza Kucherbecker, da Agência de Intercâmbio e Turismo Saci Pererê. Trata-se de um projeto de intercâmbio cultural que visa fomentar a cultura dos livros e da leitura na sociedade, em especial, entre estudantes e professores do Estado do Mato Grosso. Nova Mutum foi convidado a participar através da Seccional Nortão I da União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME.

Segundo a secretária Municipal de Educação e Cultura de Nova Mutum, Ida Maria Timm Pedrollo, a jornada não só proporcionará uma viagem agradável como também vai enriquecer a cultura da professora e da aluna mutuense. “Na jornada terá exercícios práticos de leitura, distribuição de seminários em grupo, método, música e outras atividades. Esperamos que ambas possam aproveitar o máximo e trazer para Nova Mutum o conhecimento que for adquirido”, diz.

De acordo com a professora Jânia, a oportunidade de participar do evento é muito importante e valoriza os alunos que são aplicados ao estudo. “Escolher um é que foi a parte mais difícil. Temos muitos estudantes dedicados e que gostam de ler, mas a Daniele foi uma unanimidade”, explicou. Por ocasião da participação, a professora aproveitou para divulgar amplamente na escola a escolha, no sentido de mostrar para todos os estudantes que o aluno que se esforça tem recompensas.

A movimentação cultural em torno da literatura acontece há 24 anos no interior do Rio Grande do Sul, nas jornadas nacionais de literatura. Este ano a jornada promove o prêmio Hans Cristian Andersen, autor dinamarquês de contos infantis. Na abertura do evento será revelado o estudante e o professor orientador que ganharão uma viagem para conhecer a cidade de nascimento e o país de Andersen, na longínqua Dinamarca.

A “Jornada Nacional de Literatura” conta com eventos simultâneos. Trata-se da 3º Jornadinha, do Encontro Nacional da Academia de Letras e Patrimônio e o Seminário Nacional de Jornalismo Cultural. O evento é promovido pela Universidade de Passo Fundo com o apoio do Ministério da Educação, Ministério da Cultura, Ministério da Ciência e Cultura. As informações a jornada podem ser obtidas pelo site www.jornadadeliteratura.upf.br.