Cultura

Salão Jovem Arte Mato-grossense será lançado nesta segunda-feira

O 24º Salão Jovem Arte Mato-grossense será lançado segunda-feira (09). O prêmio criado em 1976 é o mais importante das artes plásticas do Estado. Vários artistas vencedores do evento acabaram se destacando em nível regional e nacional. O concurso tem o objetivo de reunir, em mostra coletiva, obras de artistas amadores e profissionais, residentes em Mato Grosso.

Os prêmios nominal e aquisitivo são concedidos aos conjuntos mais representativos de obras, independente de categoria e faixa-etária dos participantes. Os objetivos principais são integrar, incentivar, fomentar e divulgar talentos e dar continuidade à produção contemporânea, mantendo as tradições da memória mato-grossense.
Confira o Regulamento
Inscrições
As inscrições serão abertas a partir do próximo dia 10 e prossegue até 31 de agosto.

Cada artista deverá se inscrever com três (03) obras em uma das modalidades: Desenho, Pintura, Gravura, Fotografia e Escultura (Dípticos, Trípticos e Polípticos são considerados obras únicas); ou com uma (01) obra em uma das modalidades: Instalação, Performance, Multimídia e Vídeo-arte. O artista pode, ainda participar de um (01) trabalho coletivo em uma outra modalidade que não seja a de sua inscrição individual.

Somente serão aceitas inscrições de obras inéditas, produzidas a partir de 2005. Serão automaticamente desclassificadas obras que tenham participado ou venham a participar de outra mostra até o término do 24º Salão Jovem Arte Mato-Grossense, programado para o dia 11 de Janeiro de 2008.

As obras bidimensionais poderão chegar às medidas de 2m (vertical) x 2m (horizontal) no máximo, incluso moldura. As tridimensionais, 2m (altura) x 2m² (base) e instalações ao máximo de 2m (altura) x 3m² (base). As performances terão duração máxima de cinco (05) minutos.

Para as categorias vídeo-arte, multimídia, escultura, instalação e performance, serão obrigatórios registros em CD ou DVD sempre acompanhados de memorial descritivo, detalhando a obra;