Cultura

Teatro de Alta Floresta deve integrar pacotes turísticos

As expressões culturais de Alta Floresta, sobretudo as relacionadas ao teatro, podem render ao município a definição de um novo produto turístico e, ter, além da pesca esportiva e do eco-turismo, algo a mais nos pacotes que hoje servem de atrativo para visitantes das mais diversas regiões do Brasil e de outros países, como meio de conhecer parte matogrossense da Amazônia Legal. A idéia foi lançada no último sábado, pelo coordenador de Cultura, Ronaldo Adriano, após a apresentação da peça “Fragmentos de Vida”, como parte da programação do IV Seminário de Cultura do Portal da Amazônia.

Fragmentos de Vida, uma produção genuinamente altaflorestense, pode ser o carro-chefe do projeto, por estar recebendo cada vez mais público e solicitações desde o ano passado, quando um novo cenário foi adaptado, tendo o meio rural como ambientação para expressar artisticamente a colonização de Alta Floresta. A peça entrou em cartaz há 11 anos e pelo visto não sairá tão cedo dos palcos. Duas novas datas já estão confirmadas para apresentações exclusivas a turistas: na próxima sexta-feira e 07 de setembro. “É uma coisa nova e quando discutimos no grupo para fazermos Fragmentos de Vida nesse formato, fizemos logo na chácara Esteio, que já é um atrativo turístico de Alta Floresta com turismo rural. Essas duas apresentações são conseqüências desse trabalho e as pessoas que atuam no turismo também já procuram o teatro para participar [dos pacotes]”, informou.

A ambientação e o contexto geral da peça são os mesmos para outras cidades, uma vez que, em se tratando de colonização no Nortão de Mato Grosso, o enredo histórico praticamente não o muda, ou seja, o garimpo, a malária, a invasão das aldeias indígenas, os problemas ambientais e sociais, tudo é retratado em meia hora de encenação. O palco é o quintal da propriedade e a iluminação é feita com os lampiões e as tochas, bem ao estilo dos pioneiros – com sorte, até a lua e as estrelas entram no cenário, que fica completo na participação de nove atores.