Cultura

V Festival do Folclore de Nova Mutum será no mês que vem

Uma verba no valor R$ 18 mil vai auxiliar na realização do V Festival do Folclore, que este ano acontece nos dias 25 e 26 de agosto, no Centro Social e Cultural de Nova Mutum. O montante destinado ao Departamento de Cultura foi repassado pela Secretaria de Estado de Cultura – SEC, na última sexta-feira.

Segundo a coordenadora do Departamento de Cultura, Marta Sfredo, o recurso vai agilizar os preparativo para o festa no que diz respeito a estrutura do festival. “Toda programação já está definida. As escolas e os programas sociais estão desenvolvendo e pesquisando as culturas, danças e culinárias de cada país que vão representar, só resta ainda escolher um show para o festival”, disse.

Serão 15 apresentações envolvendo as escolas e programas sociais do município. O tema deste ano será a “Copa do Mundo”. O Ensino Médio vai abordar e desenvolver uma pesquisa sobre a história das Copas. Já o Ensino Fundamental estará traçando um perfil dos 16 países classificados nas oitavas de final. Outra novidade que diz respeito ao tema é a gastronomia dos mesmos países classificados, as culinárias poderão ser degustadas nos dois dias de festival.

De acordo, Marta, o objetivo é desenvolver uma atividade onde os alunos possam pesquisar sobre determinados países e com isso adquirir mais informações culturais. “A Copa foi uma ótima oportunidade para os alunos desenvolver seus trabalhos, uma vez que, são diversas culturas que estavam em destaque no mundo através da competição”, disse.