Educação

Conselho aprova e campus da Unemat em Sinop terá novo curso

O Conselho da Universidade Estadual de Mato Grosso aprovou o pedido de transferência do curso Sistemas de Informação, que, até então, era ofertado no campus de Colíder, para o campus de Sinop. Com a decisão favorável, a primeira turma será aberta no segundo semestre. “O lançamento do edital deve ocorrer até a próxima segunda-feira (4). Então, terão início as inscrições para o vestibular”, explicou, ao Só Notícias, o coordenador do campus de Colíder, Tales Nereu Bogoni.

A abertura do curso em Sinop estava atrelada à oferta de vagas em turmas únicas para quatro novas graduações em Colíder, que ofertava Sistemas de Informação há 12 anos e, conforme Tales, não apresentava mais demanda. A previsão inicial era que Agronomia fosse aberto ainda este ano. No ano que vem, seria a vez de Matemática. Engenharia Civil começaria em 2018, e Biologia, em 2019.

No entanto, de acordo com Tales, os conselheiros da universidade decidiram alterar a proposta original e abrir mais 30 dias de discussões para saber qual será a ordem de início dos cursos novos em Colíder. “Provavelmente a ordem que tínhamos sugerido será alterada. Acredito que após escolhida uma das graduações para começar este ano, as outras serão debatidas nos próximos meses. Há uma reunião marcada para o mês que vem, na qual haverá uma decisão em relação a este assunto”.

Conforme Só Notícias já informou, para saber se haveria procura por Sistemas de Informação em Sinop foi aplicada uma pesquisa em escolas estaduais. O relatório mostrou que 53% dos estudantes do ensino médio não descartam cursar uma graduação na área de informática. Foi a primeira transferência de cursos feita pela universidade, segundo Tales.

De acordo com a definição apresentada pelo Guia do Estudante, da editora Abril, o curso de Sistemas de Informação capacita profissionais para administrarem o fluxo de informações que circulam por redes de computadores dentro e fora de uma organização. “Ele desenvolve o processamento, os sistemas de armazenamento e de recuperação de dados e disponibiliza esse material para usuários de redes, criando, adaptando e instalando programas para facilitar e organizar a consulta”.

As inscrições para o vestibular que dá acesso às outras 2,4 mil vagas em 11 campi da Unemat estão abertas desde o início da semana. Podem se inscrever os candidatos que  sejam portadores de certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente; aos portadores de diploma de curso superior e àqueles que comprovarem a conclusão do ensino médio na data da matrícula, segundo assessoria. É cobrada uma taxa de R$ 100.