Educação

Escolas estaduais de Sinop adotarão orientações da Seduc e aulas vão até 31 de janeiro

As escolas estaduais de Sinop vão seguir a portaria divulgada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em relação ao calendário de reposição de aulas. A assessoria pedagógica do município se reuniu com diretores das unidades escolares e definiu que as aulas seguirão até o dia 26 de dezembro, seguida do recesso até 9 de janeiro e depois até o dia 31 do mesmo mês, encerrando o ano letivo de 2016.

A assessora pedagógica, Janaina Schweitzer Chitolina, informou, ao Só Noticias, que a maioria dos diretores concorda em seguir a orientação da secretaria estadual. No entanto, a instituição que optar em fazer de outra forma, deverá buscar a autorização da Seduc.

A programação das aulas é um critério de cada escola, que pode usar de feriados municipais, pontos facultativos e sábados para ajustar a reposição. Durante a reunião, a maior parte das escolas concordou em ter aulas aos sábados. “A escola que não quiser aula aos sábados deverá procurar a Seduc”.

Para isso, será necessário apresentação de um novo plano de aulas, elaborado de forma que cumpra os 200 dias letivos e a carga horária de 800 horas aula, observando os períodos de férias, conforme previsto na legislação.

A assessora explica que uma opção é usar as aulas aos sábados para atividades alternativas. “Por exemplo, o interclasses, que ocupa cinco aulas, pode ser feito em cinco sábados de jogos, não prejudicando a semana de aulas”.

A reposição de aulas será necessária devido a greve de mais de 60 dias dos profissionais da rede estadual de Educação. Eles paralisaram as atividades cobrando o Reajuste Geral Anual, concurso público e contrário ao projeto do governo do Estado de Parceria Público-Privado nas escolas, entre outras reivindicações. O governo do Estado atendeu parte das solicitações.