Educação

Provas das Olimpíadas de Matemática serão aplicadas nesta terça

A aplicação das provas da primeira fase da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016) será nesta terça-feira (7) nas unidades escolares de todo país. Em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) informou a todos os gestores das 756 escolas estaduais sobre a data, que é definida pelo Ministério da Educação (MEC), mas a maioria das unidades está desclassificada devido a paralisação dos profissionais da educação.

O Regulamento da OBMEP estabelece que as escolas devem receber e aplicar as provas da primeira fase de acordo com o Calendário da OBMEP e corrigi-las segundo o gabarito oficial. Exceto os casos previamente justificados, a não obediência às datas determinadas para a Primeira Fase resultará na desclassificação da escola e de todos os seus alunos.

De acordo com o documento cada escola deverá enviar à Coordenação Geral da Olímpiada, dentro dos prazos estabelecidos no calendário oficial, o formulário indicando o número de alunos classificados para a Segunda Fase, com seus respectivos cartões-resposta.

A superintendente de Educação Básica da Seduc, Mirta Grisel, explica que os alunos das escolas ocupadas também estão desclassificados, diante da impossibilidade de aplicar as provas para os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), sendo promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Os estudantes são divididos em três níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade: Nível 1 – alunos matriculados em 2016 no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental; Nível 2 – alunos matriculados em 2016 no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental; Nível 3 – alunos matriculados em 2016 em qualquer ano do Ensino Médio.