Educação

Sinop: projeto Escola Verde é concluído com mais de 5 mil mudas plantadas e alunos premiados

Projeto Escola Verde foi concluído hoje e, desde março, teve a participação de 13.500 estudantes, da educação infantil até o ensino fundamental, que plantaram de 5.381 árvores nas escolas, avenidas, prédios públicos e áreas de preservação permanente. 64 estudantes e 19 creches que mais se destacaram foram premiados. Cada aluno ganhou uma bicicleta e as unidades foram contempladas com kits de brinquedos coletivos. Os critérios para seleção foram envolvimento com o plantio de mudas e criatividade nos concursos de desenho, redação, teatro, dentre outras atividades.

O promotor de justiça Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto, que esteve na linha de frente do projeto, avaliou que o objetivo principal da iniciativa foi a educação ambiental. “O projeto buscou despertar nessas crianças o apego com as questões ambientais . Esperamos que na idade adulta elas possam ser multiplicadoras da defesa do meio ambiente”, disse, através da assessoria.

A secretária municipal de Educação de Sinop, Gisele Faria de Oliveira, analisou que "o projeto visou não apenas a mudança de atitude, mas valorizou a espera, o carinho e o cuidado com as plantas. A dimensão desta ação é muito ampla”, observou.

A coordenadora da Educação Infantil, Sandra Donato, disse que houve “uma série de atividades sobre a temática nas escolas. Os alunos participaram de várias tardes culturais e percebemos uma competição sadia até mesmo entre os professores. Cada um deu o melhor de si para que os objetivos fossem alcançados”.

O  procurador-geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, o titular da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística, Luiz Alberto Esteves Scaloppe, também participaram da solenidade.

O projeto conta com a parceria do município, Instituto Ação Verde e do Conselho de Desenvolvimento do Norte de Mato Grosso (Codenorte).