Educação

Vestibular da Unemat em Lucas do Rio Verde deve ser realizado em janeiro

A câmara aprovou hoje de manhã, em sessão ordinária, o projeto de lei que reduziu de R$ 3,3 milhões para R$ 2,6 milhões o valor do convênio firmado entre o município e a Unemat. Com a aprovação do novo valor de investimento, a Universidade Estadual de Mato Grosso deve divulgar nos próximos dias o edital de vestibular para Lucas do Rio Verde.

Segundo a vereadora professora Cristiani Dias (PT), os cursos já foram aprovados pela Unemat e a previsão é que as inscrições comecem ainda este ano, com vestibular em janeiro e início das aulas em fevereiro.

Serão ofertadas 100 vagas em dois cursos de graduação, engenharia civil e de alimentos. As aulas serão realizadas na Escola Municipal Vinícius de Moraes, onde já funciona o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O investimento que irá custear a implantação dos dois cursos de graduação será pago em 48 parcelas, com o vencimento da primeira, em janeiro de 2018.

Ainda na educação, os vereadores também aprovaram o projeto de lei que autoriza o município a ceder à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) uma área para a implantação de três salas modulares.

De acordo com a assessoria da câmara, as salas serão instaladas na Escola Municipal Fredolino Vieira Barros, no Distrito de Groslândia, e atenderão os estudantes que cursam o Ensino Médio.

Segundo a vereadora, a parceria com o Estado e a oferta do ensino na escola já existem. No entanto, com o aumento no número de alunos, é necessário a construção de novas salas.