Esportes

Abertura dos jogos estudantis é marcada pelo entusiasmo dos atletas

A alegria da garotada marcou a abertura da 38ª edição da fase estadual dos Jogos Estudantis de Seleções Municipais 2015. A cerimônia ocorreu na cidade de Campo Novo do Parecis (sede da competição), ontem à noite, e reuniu as 45 delegações que disputarão os seis dias de jogos. A população de Campo Novo do Parecis lotou o Estádio Municipal Ary Tomazelli para prestigiar um dos maiores eventos esportivos do estado.

Durante os dias de competição é esperado um público rotativo de mais de 15 mil pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes e expectadores. Na cerimônia de abertura, os jovens atletas, com faixa etária entre os 11 e 17 anos, não se continham de alegria por estarem nos jogos representando seus municípios. As meninas do handebol de Tangará da Serra, por exemplo, estavam com os rostos pintados. “É a primeira vez que elas vêm. São calouras, por isso pintamos a cara delas”, explicou a goleira do time, Isa Carollyne, de 14 anos.

Sobre as expectativas, elas garantem que tiveram uma boa preparação e estão empolgadas para a competição. “As partidas serão de alto nível. Aqui estão as melhores equipes do estado”, destacou Carollyne.

A galera do futebol de Barra do Garças treina desde o início do ano para a competição em Campo Novo do Parecis. Segundo eles, encararam uma regional muito difícil para conquistar a vaga no estadual. Não foi fácil para o time chegar à fase final do estudantil, mas agora eles querem mais. “Viemos para vencer, para ficar entre os melhores do estado. Respeitamos as outras equipes, mas nós vamos impor o nosso futebol”, disse o confiante zagueiro da seleção de futebol de Barra do Garças, Samuel Avatar, de 15 anos.

As 45 delegações entraram uma a uma no campo de futebol e se perfilaram em frente às bandeiras do Brasil, de Mato Grosso e de Campo Novo do Parecis. Em seguida teve a execução dos hinos brasileiro, estadual e municipal.
Mas um dos grandes momentos foi o acendimento da pira olímpica dos jogos estaduais. As luzes do estádio Ary Tomazelli se apagaram e um dos atletas da delegação de Campo Novo do Parecis deu uma volta em torno do estádio segurando a tocha dos jogos. Depois de completar a volta, acendeu pira olímpica decretando assim a abertura oficial dos jogos estudantis.

O secretário adjunto de Estado de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohora, participou da cerimônia de abertura. Ele destacou a característica socializadora do esporte, que consegue reunir até mesmo nações inimigas, que deixam suas desavenças e prol de causas maiores. Sinohara também mandou um recado para os estudantes atletas. “Vocês, procurem fazer o melhor, com garra e dedicação. Mas se o resultado não vier, não se sintam fracassados. Levantem a cabeça, estufem o peito e saibam que vocês fizeram o melhor”.

A ausência do governador Pedro Taques na cerimônia foi justificada pelo gestor do esporte. Sinohara explicou aos jovens atletas que Taques só não estava presente porque foi a Paris (França) representar Mato Grosso na 21ª Conferência do Clima – importante evento que discute a redução de emissões de gazes poluentes no planeta. “Se não fosse esse evento, com certeza Taques estaria aqui, porque é um grande incentivador do esporte”.

A cerimônia foi finalizada com uma apresentação da etnia indígena Paresí Halíti. Eles fizerem uma partida de exibição do Jikunahaty, o famoso “cabeça-bol” dos índios. Alguns atletas do estudantil foram convidados para o jogo amistoso.

Os Jogos Regionais Estudantis são uma realização da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer e Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). O evento conta com o apoio das federações mato-grossenses de basquete, vôlei, futsal, futebol e handebol, além do apoio dos municípios que sediam os jogos.