Esportes

Atletas de MT conquistam 15 medalhas nos Jogos Escolares

Mato Grosso conquistou 15 medalhas na primeira fase dos Jogos Escolares da Juventude, que vão até domingo (15), em Natal (RN). Até agora, os alunos-atletas ganharam cinco medalhas de ouro, seis de prata e quatro de bronze nas modalidades Atletismo (na qual bateu um recorde), Natação, Ciclismo e Luta Olímpica.

Das 15 medalhas, 11 são do Atletismo, que conquistou as cinco medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze. Mato Grosso foi representado em Natal por 26 estudantes da modalidade e entre os destaques estão os estudantes Eberson Silva, com três medalhas de ouro, e Aurea Torniai, que quebrou o recorde dos 1.000m. O presidente da Federação Mato-Grossense de Atletismo, Francisco Antonio da Silva, destaca que Aurea subiu o pódio com marca pessoal de 3"00""47, ultrapassando o último recorde da atleta Jéssica Pelário Bueno (SP), que era de 3"02""73, conquistado em 2005.

Além do Atletismo, também tiveram destaque a Natação, com uma medalha de prata e uma de bronze. O Ciclismo, com uma prata, e a Luta Olímpica, com bronze. Os alunos-atletas campeões integram a equipe da primeira fase dos Jogos Escolares da Juventude, na qual participaram os competidores das seguintes modalidades individuais: Ciclismo, Tênis de Mesa, Xadrez, Luta Olímpica, Judô, Badminton, Atletismo e Natação, tanto masculino quanto feminino. Agora, em Natal, a delegação mato-grossense ainda disputa vitórias nas modalidades esportivas Futsal, Voleibol, Basquetebol e Handebol, até domingo. Ao todo, Mato Grosso está participando com uma delegação de aproximadamente 200 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes.

Os alunos-atletas classificados para os Jogos Escolares da Juventude são aqueles que conquistaram ouro em modalidades individuais e coletivas da fase estadual dos Jogos Escolares Mato-Grossenses. O evento reuniu aproximadamente 25 mil alunos de 132 municípios do Estado. Em sua 9ª edição, foi a primeira vez que Mato Grosso promoveu disputas em todas as modalidades propostas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Para a realização dos Jogos Escolas Mato-grossenses deste ano e garantia da participação dos estudantes nas etapas nacionais, o governo do Estado investiu R$ 2 milhões, com recursos das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Esportes e Lazer (Seel).

Em Natal, ocorrem as competições para os estudantes da categoria B (12 a 14 anos). Já os vencedores da categoria A (15 a 17 anos) irão disputar medalhas em Belém (PA), em novembro. Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).