Esportes

Atletas de Sinop participam da Meia Maratona de Floripa

Seis atletas amadores de Sinop disputaram a Meia Maratona de Floripa, no domingo (9), em Florianópolis (SC). Não foram pensando em título da prova, mas em conquistas pessoais. Guilherme Ferraz quis completar o percurso de 21 quilômetros pela primeira vez. Miro Anjos, Fred e Claudine Bussolaro pretendiam baixar o tempo na meia maratona, como Dirce Farrazo quer nos 10 quilômetros, e Edimara Anjos, que utilizou os 5 quilômetros de prova como “desculpa” para acompanhar o marido e os amigos na viagem. Todos cumpriram suas metas.

O grupo se prepara desde o começo do ano com objetivo de melhorar a qualidade de vida. O médico do exercício e diretor técnico da Carrera Clínica Médica do Exercício, Fred Bussolaro, explica que, embora o foco dos treinos não seja a competição, a participação em corridas serve como estímulo para os treinamentos.

“É importante colocarmos metas dentro da programação para que os treinos não fiquem monótonos. A disputa de corridas é uma alternativa que deixa os atletas mais disciplinados com horários e alimentação, afinal, cada um tem sua própria meta”, explica.

A meta do gestor de empresas Guilherme Ferraz é terminar uma meia maratona pela primeira vez, um objetivo ousado para quem começou treinar em setembro do ano passado pesando mais de 100 quilos (hoje tem 80).

“Em brinco que quando comecei a correr eu parecia uma estação FM 103.2, que era meu peso. Cheguei dizendo que queria fazer 10 quilômetros em 50 minutos e hoje já faço em uma hora. Agora quero terminar a meia maratona e no ano que vem uma maratona”, revela.

A empresária Edimara Anjos não conseguiu se preparar como queria, mas não desistiu de viajar com o marido e amigos. Se inscreveu para correr 5 quilômetros. “Eu não dou muita importância para a competição. Corro para manter a saúde e como opção de lazer. Gosto do ambiente que a corrida proporciona e essas viagens para competições servem para curtir um tempo junto com os amigos”, enfatiza.

A atleta Dirce Ferrazo se adiantou e já está em Florianópolis. Aproveitou a corrida para ficar um tempo na capital catarinense. Diz que tem outros objetivos além de baixar o tempo nos 10 quilômetros. “Quero mesmo é curtir a prova”, finaliza.