Esportes

Cerca de mil voluntários devem atuar durante a Copa em Cuiabá

O Comitê Organizador Local (COL) reabriu, hoje, inscrições para candidatos a voluntários na Copa do Mundo de 2014. Durante coletiva de reabertura, realizada no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, integrantes do COL informaram que em um hora, cerca de 750 inscrições já tinham sido feitas pelo site da Fifa. Em Cuiabá, cerca de mil voluntários devem atuar.

O evento contou com as presenças do governador Silval Barbosa (PMDB), do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), do capitão do time de futebol americano Cuiabá Arsenal, Igor Mota, representantes do COL, além de um voluntário cuiabano que atuou na Copa das Confederações, em junho deste ano.

Segundo o gerente de voluntários do COL, Rodrigo Hermida, apesar de 130 mil candidatos já terem realizado inscrições, no início do ano, muitas outras pessoas pediram à oportunidade de participar. "Buscamos diferentes perfis, de pessoas que falem outros idiomas, que vivem em cidades do interior e que estejam engajados com a copa".

Hermida explica que quem já está inscrito, só precisa atualizar o cadastro. Aqueles que foram selecionados irão passar por sete etapas, entre treinamentos online, específicos e presenciais, dinâmicas, alocação para setores onde os candidatos melhor se encaixam, além de entrevistas em português e inglês.

Os selecionados passam também por etapas que incluem a motivação, para que não percam o pique durante os dias cansativos do evento. Todos ajudarão nos diversos setores que envolvem estádios, hotéis, serviços de transmissão, saúde, alimentação etc.

O trabalho de voluntariado não é remunerado, mas os voluntários recebem transporte, alimentação e vestuário, além de brindes dos patrocinadores. As inscrições vão até 10 de outubro.

Conforme o governador, o Estado vai contribuir com voluntários receptivos e amáveis, características do povo de Mato Grosso, além de capacitados para receber bem turistas e esportistas.