Esportes

Com vantagem, Botafogo visita Atlético-MG por vaga nas quartas

Brigando pela liderança do Campeonato Brasileiro e com vantagem no confronto de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Esse é o perfil do Botafogo, que visita o Atlético-MG nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), pelo torneio de mata-mata.

No jogo de ida, o Glorioso venceu por 4 a 2 e pode perder por um gol de diferença que vai se classificar. Já o Galo foi campeão da Libertadores, mas para seguir na Copa do Brasil a tarefa é mais complicada: tem que ganhar por 2 a 0 ou 3 a 1, já que os gols anotados como visitante valem para critério de desempate. Um novo 4 a 2 para os anfitriões leva a decisão as pênaltis.

"Nós vamos enfrentar uma grande equipe, que fez um grande jogo no Rio de Janeiro e que será muito mais forte em casa. Já jogamos contra eles em Minas Gerais e foi uma partida difícil. A tendência é que isso se repita agora", diz o técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, se referindo ao 2 a 2 pelo Campeonato Brasileiro.

Para este jogo, o Botafogo tem muitos problemas. Além de Vitinho, negociado com o CSKA, o time não conta com o lateral direito Gilberto, vetado com lesão no músculo posterior da coxa direita, o volante Marcelo Mattos, vetado com acúmulo de cartões amarelos, e o atacante Elias, que não pode defender o Glorioso por já ter atuado no torneio pelo Resende-RJ. Assim, Edilson entra na lateral-direita, enquanto Renato forma a dupla de volantes com Gabriel. No meio, Lodeiro e Seedorf municiarão uma dupla de ataque composta por Rafael Marques e Alex.

Já o Atlético-MG, depois do título da Libertadores, ainda não mostrou o futebol envolvente que conquistou a América. O atacante Jô sabe que o Galo terá dificuldades, mas acredita na classificação.

"Desde quando a gente começou a decidir jogos, a torcida sempre acreditou. Agora não será diferente. A gente sabe como é a decisão. E tem que ter a mesma concentração dos outros jogos. É estar bem concentrado e focado para conseguir a classificação", afirma.

Apesar da boa vantagem do Botafogo, o retrospecto atleticano na temporada anima a torcida do Galo. O Atlético-MG já superou os adversários por dois ou mais gols de diferença por 17 vezes nesta temporada. Dessas vitórias, 12 foram conquistadas no Horto, local do duelo desta quarta-feira, e seis aconteceram em fases eliminatórias das competições.

O técnico Cuca terá retornos importantes para o jogo contra os cariocas. O goleiro Victor, o meia Ronaldinho Gaúcho e o atacante Fernandinho não atuaram contra a Portuguesa pelo Brasileiro por suspensão e voltam a ser titulares do Galo. Diego Tardelli, que não jogou no Maracanã, também está de volta ao time.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X BOTAFOGO

Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 28 de agosto de 2013 (Quarta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Fabio Pereira (TO)

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Júnior César; Pierre (Rosinei), Josué, Tardelli e Ronaldinho Gaúcho; Luan e Jô
Técnico: Cuca

BOTAFOGO: Jéfferson; Edilson, Dória, Bolívar e Julio Cesar; Gabriel, Renato, Seedorf e Lodeiro; Rafael Marques e Alex
Técnico: Oswaldo de Oliveira