Esportes

Com vitória sobre Avaí, Grêmio segue em 3º no Brasileirão

Três jogos fora de casa depois, o Grêmio voltou a se encontrar com a Arena na noite deste sábado. Com autoridade, o time do técnico Roger Machado encerrou a série de três vitórias do Avaí no Brasileirão e venceu por 3 a 1. Giuliano, principal nome do jogo, fez dois gols. André Lima descontou para os catarinenses, mas Maxi Rodríguez deu números finais ao placar em Porto Alegre.

O Grêmio definiu a parada na metade do primeiro tempo. O jogo começou franco, mas os gaúchos souberam exercer sua maior qualidade para abrir 2 a 0 e controlar o restante da etapa inicial. No entanto, o Avaí veio com postura mais aguda para o segundo tempo e descontou, mas o Tricolor voltou a forçar o ritmo e definiu a parada num golaço do uruguaio Maxi Rodríguez.

Com a vitória, o Tricolor sobe a 51 pontos, em 3º lugar na tabela. Os catarinenses, com 32, ficam em 15º, mas podem cair uma posição neste domingo. O Grêmio joga na próxima rodada contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte, mas antes decide passagem para a semifinal da Copa do Brasil diante do Fluminense, quarta, novamente na Arena. O Avaí terá mais uma semana de descanso para o confronto na Ressacada, diante do Vasco, domingo que vem.

O jogo – Apesar de ter aberto boa vantagem no primeiro tempo, o Grêmio passou certo trabalho com o Avaí no começo. Aos cinco minutos, Rudnei, ex-jogador do Tricolor, recebeu sobra livre dentro da área, tentou um voleio, mas furou em bola. O time gaúcho respondeu em bom chute de fora da área de Luan, mas Renan Oliveira, do mesmo modo, quase marcou aos 11 para os visitantes.

Com o jogo franco, a maior qualidade dos gaúchos prevaleceu. Aos 12, Pedro Rocha recebeu bom passe e escapou pela direita. Ele tocou bem para Giuliano, que fintou a marcação e bateu com precisão no canto de Vagner para abrir o placar. Mas o Avaí não se assustou: aos 14, um cruzamento de Nino Paraíba só não encontrou a cabeça de Léo Gamalho porque Marcelo Grohe saiu na hora certa do gol.

Inspirado, Giuliano daria maior tranquilidade para o Grêmio aos 23. Ele recebeu belo passe de Edinho, fintou Antônio Carlos e bateu na saída do goleiro para fazer 2 a 0. O segundo gol deu uma desorganizada na defesa do Avaí, que concedeu, cinco minutos mais tarde, um enorme espaço para Marcelo Hermes avançar. Ele invadiu a área e bateu raspando a trave. Aos 30, Bobô foi quem bateu, mas de fora da área. Vagner pegou. Aos 39, Galhardo quase marcou gol olímpico. O Avaí só respondeu aos 44, em cabeçada perigosa de Rudnei.

Gílson Kleina voltou do intervalo com Anderson Lopes na vaga de Rudnei, deixando o Avaí mais ofensivo. Aos dois minutos, Renan Oliveira levou perigo em chute de fora da área. Aos seis, Everton Silva fez boa jogada e tocou para Anderson Lopes, que obrigou Marcelo Grohe a defesa difícil. Aos 19, André Lima descontou após bate-rebate na área gremista. Muito aplaudido pela torcida gaúcho, ele não comemorou o gol – foi dele o primeiro tento da história da Arena.

Após levar uma bronca do técnico Roger Machado, o Grêmio voltou a imprimir um ritmo mais forte e definiu o jogo. Aos 29, Giuliano invadiu a área a dribles e não fez só porque Vagner fez grande defesa. No minuto seguinte, nem dois goleiros poderiam pegar o chute perfeito de Maxi Rodríguez por cobertura: 3 a 1. Aos 34, Luan entrou livre e quase fez o quarto, mas parou no goleiro catarinense.

O jogo ficou franco nos minutos finais. Aos 37, Antônio Carlos quase descontou de cabeça para o time visitante após falta levantada na área. Três minutos mais tarde, Everton perdeu grande chance após ótimo passe de Maxi Rodríguez. Aos 42, André Lima quase marcou num belo chute de longe. No último lance do jogo, Vagner salvou em lance cara a cara com Maxi Rodríguez.