Esportes

Contra o Grêmio, Tite se torna 3º técnico com mais jogos no Timão

Atual campeão mundial, o Corinthians vem encontrando dificuldades para repetir neste Campeonato Brasileiro as boas atuações do ano passado. Às 21h50 (de Brasília) desta quarta-feira, o Timão terá outra chance de dar início a uma sequência positiva no torneio, em jogo contra o Grêmio no Pacaembu, pela décima rodada.

Ocupando a 11ª posição, o Corinthians tem encontrado na marcação adversária e na própria falta de poder ofensivo seus principais problemas. A equipe é dona do pior ataque do Brasileirão, com apenas seis gols marcados. Pesa também contra o Timão o fraco aproveitamento conquistado dentro de casa, com apenas uma vitória em cinco jogos. A campanha decepcionante tem repercutido até fora das quatro linhas.

"O nosso sinal de alerta nunca apagou, mesmo com tudo o que a gente conquistou nesses últimos anos. Podemos render mais pelo nosso elenco. Temos grandes jogadores e um excelente treinador. Sabemos que o trabalho está sendo bem feito e que o resultado vai vir", diz o diretor adjunto Duílio Monteiro.

A boa notícia é que Tite terá apenas o desfalque do lateral esquerdo Fábio Santos, suspenso por ter tomado três cartões amarelos – Igor será o titular. De qualquer jeito, a partida terá também um sabor especial para o treinador. Ele chegará a 240 jogos à frente do Timão e se igualará a Amilcar Barbuy, como o terceiro técnico com mais jogos pela equipe alvinegra.

Já o Grêmio, embalado pela boa vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense, tenta reverter o mau retrospecto longe de casa, ao contrário do Corinthians. Exatos 13 dos 15 pontos da equipe gaúcha neste Brasileirão foram conquistados na Arena.

No curto de preparação para o confronto com o Timão, o Tricolor fez apenas dois trabalhos: um regenerativo, na segunda, e um recreativo, na terça-feira. Nenhum deles trouxe qualquer esboço da equipe que começará a partida desta quarta, no Pacaembu.

Há três possibilidades de mudança. Na defesa, Rhodolfo, já com condições de jogo, pode fazer sua estreia, embora a maior possibilidade seja a da manutenção da dupla Bressan e Werley. No ataque, Vargas volta após suspensão, mas a boa atuação de Kleber, autor do segundo gol contra o Flu, também o credencia a permanecer na equipe ao lado de Barcos.

Outra dúvida é quanto ao estrangeiro que sobrará do banco. O mais provável é que o meia uruguaio Maxi Rodríguez seja o jogador sacado. O volante paraguaio Riveros estreou contra o Flu e teve grande atuação, inclusive marcando o gol de abertura do placar. A tendência é que ele assuma a titularidade na segunda função do meio-campo.

Uma preocupação gremista é quanto aos pendurados. Três jogadores, se levarem cartão amarelo, ficarão de fora do Gre-Nal do próximo domingo: Kleber, Vargas e Zé Roberto. Ainda assim, o técnico Renato Gaúcho evita falar no clássico antes de enfrentar o Corinthians.

"A concentração para o Gre-Nal começa no sábado, e não vai mudar nada o nosso procedimento. Nem estou pensando no Gre-Nal, pois temos que enfrentar antes o Corinthians, e agora estou pensando no Corinthians, como nos últimos dias pensei no Fluminense. Não adianta dar o passo maior que a perna", filosofou o comandante gremista.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X GRÊMIO

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 31 de julho de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Alício Pena Jínior (MG)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Dibert Pedrosa Moises (RJ)

CORINTHIANS: Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Igor; Ralf, Guilherme, Romarinho, Danilo e Emerson; Guerrero
Técnico: Tite

GRÊMIO: Dida; Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Adriano, Riveros, Zé Roberto e Elano; Vargas e Barcos
Técnico: Renato Gaúcho