Esportes

Corinthians celebrou retorno à Série A em amistoso em MT há 5 anos

Cinco anos depois, o Timão volta ao estado do Mato Grosso. No dia 28 de outubro de 2009, o Corinthians foi a Cuiabá para disputa de amistoso com o Mixto, exatos oito dias após o acesso à Série A do Brasileirão. Nesta quarta-feira (21), é a vez de Lucas do Rio Verde receber o Alvinegro para a primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil de 2013, contra o Luverdense, às 21h50, no estádio Passos das Emas.

Este será o primeiro jogo da história entre as equipes, mas não o inaugural do Timão em terras mato-grossenses. Nas 14 passagens pelo estado, o clube nunca perdeu e até mesmo enfrentou o Flamengo em duelo de Copa Libertadores, mas a mais recente é que ficou marcada. No dia 28 de outubro de 2009, a Fiel reencontrou o time pela primeira vez após o acesso à Série A, em amistoso contra o Mixto. Com gols de Fábio Ferreira e Elias, o Timão venceu.

Relembre alguns fatos interessantes sobre o Timão em Mato Grosso e na Copa do Brasil:

Em busca do Tetra
O Timão busca o tetracampeonato da Copa do Brasil. Em 1995, 2002 e 2009 venceu a competição nacional. Em 2001 e 2008, ficou com o vice-campeonato. No ano de 2002, ganhou do Brasiliense-DF, outro time da região Centro-Oeste.

Retrospecto geral
Em 17 participações na Copa do Brasil, o Timão fez 115 jogos, com 63 vitórias, 26 empates e 26 derrotas. Marcou 211 gols e sofreu 113.

Maiores artilheiros do Timão em Copas do Brasil
Os maiores artilheiros do Corinthians na Copa do Brasil são: Marcelinho(21), Deivid(13), Neto(12), Souza(8) e Viola/Mirandinha/Ewerton/Dentinho(7).

Mato Grosso
No estado que recebe a partida desta quarta-feira, o Corinthians já entrou em campo em 10 oportunidades, contra Mixto, Operário, Seleção de Campo Grande e Dom Bosco, e nunca perdeu. O Timão soma sete vitórias, três empates, 16 gols marcados e apenas um sofrido.

O primeiro
O primeiro jogo do Timão no Mato Grosso ocorreu num amistoso contra o Mixto no dia 14 de maio de 1975. Na ocasião, no estádio Presidente Dutra, Vladimir marcou o gol da vitória alvinegra.

Remanescentes
A última partida do Corinthians disputada no estado do Mato Grosso aconteceu no dia 28 de outubro de 2008, na vitória por 2 a 0 sobre o Mixto, com gols de Fábio Ferreira e Elias. Entre os relacionados para o confronto desta quarta, Alessandro, Douglas e Júlio César participaram daquele jogo.

Copa Libertadores
No dia 20 de fevereiro de 1991, no estádio Verdão, em Cuiabá, o Corinthians empatou com o Flamengo em 1 a 1, em sua estreia pela Copa Libertadores daquele ano. Marcelinho marcou para o Timão aos 41 do primeiro tempo e Fabinho para os cariocas às 44 do segundo tempo.