Esportes

Hamilton faz a pole position e Massa larga em sétimo na Hungria

O inglês Lewis Hamilton (Mercedes) conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Hungria. Com o tempo de 1min19s388, o campeão mundial de 2008 garantiu a melhor performance no treino classificatório, realizado na manhã deste sábado, em Hungaroring.

Ainda em busca de sua primeira vitória pela Mercedes, Hamilton conseguiu a terceira pole position consecutiva, a quarta na temporada. Com um total de 30 poles, ele superou o argentino Juan Manuel Fangio, pentacampeão mundial, e assumiu o sétimo lugar na lista de recordistas – o britânico Nigel Mansell, com 32, é o sexto.

O treino classificatório para o Grande Prêmio da Hungria foi decidido com o cronômetro já zerado. O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) manteve a o melhor tempo até os instantes finais da sessão, mas acabou desbancado por Hamilton. O francês Romain Grosjean (Lotus) completou o grupo dos três primeiros.

Superado pelo alemão Nico Rosberg (Mercedes), o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), que persegue Vettel na liderança do Mundial, foi apenas o quinto colocado. Em função das características do circuito de Hungaroring, a tendência é que o bicampeão mundial tenha sérias dificuldades para ganhar posições na corrida.

O experiente piloto finlandês Kimi Raikkonen (Lotus), terceiro colocado no Mundial, ficou na sexta colocação. Em meio a especulações sobre sua possível saída da Ferrari no final da temporada, o brasileiro Felipe Massa teve mais um desempenho discreto e foi o sétimo.

O australiano Daniel Ricciardo (Toro Rosso) acabou em o oitavo, seguido pelo mexicano Sérgio Perez (McLaren). Companheiro de Vettel na Red Bull, Mark Webber, mais um australiano, não marcou tempo na última sessão e fechou o grupo dos 10 primeiros do grid.

Em uma performance decepcionante, o britânico Jenson Button (McLaren), campeão mundial em 2009, não passou da segunda etapa do treino classificatório e conseguiu apenas o 13º lugar. O Grande Prêmio da Hungria será realizado às 9 horas (de Brasília) deste domingo.