Esportes

Hamilton vence Grande Prêmio da Bélgica e Massa é sexto

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) venceu o Grande Prêmio da Bélgica, disputado na manhã deste domingo, e aumentou sua vantagem na liderança do Mundial de Fórmula 1. Já o brasileiro Felipe Massa (Williams) terminou a prova na sexta colocação.

Com 11 das 19 etapas do campeonato já disputadas, Hamilton contabiliza 227 pontos ganhos. O alemão Nico Rosberg (Mercedes), segundo colocado na Bélgica, é o vice-líder com 199. O alemão Sebastian Vettel (Ferrari) completa o grupo dos três primeiros com 160.

Com a sexta colocação em Spa-Francorchamps, Massa chegou aos 82 pontos e está empatado com o finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari) na quarta colocação do Mundial. O piloto brasileiro conseguiu ultrapassar o também finlandês Valtteri Bottas, seu companheiro na Williams, sexto lugar com 79 pontos.

O Grande Prêmio da Bélgica marcou a retomada do Mundial após quase um mês de descanso depois da etapa da Hungria do campeonato. A próxima corrida no calendário da Fórmula 1 será disputada no tradicional Circuito de Monza, no dia 6 de setembro.

Em Spa-Francorchamps, pela primeira vez os pilotos não receberam informações por rádio dos engenheiros antes da largada. Com problemas em seus carros, o espanhol Carlos Sainz (Toro Rosso) e o alemão Nico Hulkenberg (Force India) partiram dos boxes.

No único momento em que teve sua posição ameaçada durante a corrida, Hamilton precisou defender a liderança do mexicano Sergio Perez (Force India) na primeira volta. Rosberg chegou a cair para a quinta colocação na largada, mas rapidamente iniciou sua recuperação.

A tradicional equipe Williams cometeu uma falha incrível durante troca de pneus de Valtteri Bottas e mandou o piloto finlandês de volta à pista com três compostos macios e um médio, algo proibido pelo regulamento da Fórmula 1 e que resultou em punição ao competidor.

Sebastian Vettel também não teve sorte em Spa-Francorchamps. Oitavo no grid de largada, ele escalou até a terceira posição, mas teve um pneu furado na penúltima volta e abandonou a corrida. Assim, o francês Romain Grosjean herdou um lugar no pódio. O brasileiro Felipe Nasr terminou na 11ª colocação.

(Atualizada às 10h10)