Esportes

Inicia processo de montagem da cobertura da Arena Pantanal

A montagem dos oito pilares dos pórticos que sustentarão a cobertura da Arena Pantanal foi concluída, hoje. A próxima etapa é o lançamento das vigas metálicas sobre os pilares, em forma de trave. A altura dos pórticos equivale a um prédio de 13 andares. Um guindaste de 78 metros de altura, o equivalente a um prédio de 26 andares, com capacidade para 650 toneladas, está em funcionamento para fixação dos pórticos e outra máquina vai entrar em operação nos próximos dias para dar mais agilidade aos serviços.

Na montagem da cobertura, prevista para julho, os guindastes serão deslocados para a área externa da arena e, nesta etapa, a fim de ultrapassar as arquibancadas, a estrutura de operação será aumentada, chegando a atingir 108 metros, o que equivalente a um prédio de 36 andares. "Estamos com dois turnos de trabalho na Arena Pantanal e a obra vem ganhando volume diariamente, inclusive com fases de acabamento, como o assentamento das cerâmicas nos banheiros e bares da área interna do estádio", explicou o secretário da Secopa, Maurício Guimarães.

Os trabalhos no canteiro de obras da Arena Pantanal avançam também na parte interna do estádio com alvenaria, instalações hidrossanitárias, elétricas, incêndio, dutos de ar-condicionado, assentamento de cerâmicas nos banheiros e estruturas metálicas da fachada lateral e da área de lazer, como o restaurante, escalinata e passarelas.

Cerca de 1.350 pessoas trabalham na construção da Arena Pantanal, número que deve subir para 1,6 mil até julho.

O valor global previsto na Matriz de Responsabilidade é de R$ 520 milhões, restando comprar os assentos e a tecnologia da informação. O montante contratado até o momento é de cerca de R$ 420 milhões, correspondente à construção do empreendimento pela construtora Mendes Júnior.

O prazo de entrega do estádio é outubro 2013. A obra está dentro do cronograma da Fifa, que pede a conclusão até dezembro deste ano. A última medição divulgada, referente ao mês de abril, apontou que 67% dos serviços previstos estão concluídos.