Esportes

Sinop: brasileiro de basquete começa com MT vencendo Paraíba

Mato Grosso superou a ansiedade da estreia e venceu, esta noite, a forte equipe da Paraíba por 56 a 40 na abertura do Campeonato Brasileiro Sub-17 Feminino de Basquete da 2ª divisão, que segue até sábado (13) em Sinop. A cestinha da partida foi a armadora Mariana Batistello, que anotou 14 pontos, quatro rebotes e três assistências. No entanto, para o técnico Marcos Chaves, o destaque é o conjunto.

“É um time coeso no qual as jogadoras se dedicam à equipe. Se olhar a estatística, vai ver que todas pontuam bem e têm bons números na marcação”, explicou.

As jogadoras das duas seleções começaram nervosas e errando muito. Os primeiros pontos da partida só foram marcados com quase 4 minutos de jogo e foram anotados para a Paraíba. As mato-grossenses seguiram marcando forte, mas errando muitos passes (no 1º quarto foram 11) e perderam a primeira etapa por 10 a 03.

A reação do time da casa, empurrado pela barulhenta torcida, veio já no segundo quarto. As meninas de Mato Grosso acertaram a marcação por zona e provocaram erros das adversárias. Era o que faltava para a calma e os pontos chegarem. Foram para o vestiário vendendo por 21 a 16.

No terceiro quarto o jogo voltou a ficar equilibrado com forte marcação das duas equipes. Terminou 33 a 30 para as donas da casa.

Só no último período as mato-grossenses se sentiram em casa realmente e deslancharam no placar, fechando com 16 pontos de vantagem. O técnico Marcos Chaves aproveitou para descansar as titulares e dar ritmo de jogo ao banco.

Mato Grosso volta à quadra nesta quarta-feira (10) contra o Rio Grande do Sul. O jogo é às 20h no Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, com entrada gratuita.

RIO GRANDE DO SUL X AMAZONAS

A seleção do Rio Grande do Sul venceu o time de Amazonas por 64 a 31. O domínio gaúcho foi completo desde o começo da partida, sem ficar atrás do placar em nenhum momento. A ala do Rio Grande do Sul, Gabriela Soares, terminou o jogo como cestinha, somando 22 pontos em menos de 29 minutos em quadra. Teve aproveitamento superior a 50% nos arremessos de dois pontos.

ALAGOAS X MARANHÃO

Maranhão levou a melhor no duelo nordestino, somando 70 pontos contra 53 de Alagoas. As maranhenses começaram bem e tiveram uma queda apenas no segundo quarto, quando tiveram desvantagem no placar. A ala pivô Letícia Xavier, do Maranhão, foi destaque da partida anotando um duplo-duplo, com 13 rebotes e 24 pontos nos 40 minutos que ficou em quadra.

PARÁ X BAHIA

O jogo entre Pará e Bahia abriu a competição. A seleção do Norte chegou a abrir 8 a 2 logo no começo da partida e terminou o primeiro tempo vencendo por 28 a 14. No segundo tempo as baianas equilibraram a disputa, mas não o suficiente para a virada. No fim, deu Pará por 44 a 28. A cestinha foi Silvia Edysa, do Pará, anotando 16 pontos.

O Campeonato Brasileiro Sub-17 Feminino de Basquete da 2ª divisão é realizado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) em parceria com a Federação Mato-grossense de Basquete (FMTB), prefeitura de Sinop e Sinop Basquetebol Clube.

Tem apoio de Cores e Cia, Imprenorte, Disk Infortel, Transterra, Fasipe, Colégio Regina Pacis, Paloma Veículos, Armazéns Vale do Verde e Mizura Uniformes.

Conheça as equipes e a tabela de jogos

“A”: Pará, Bahia, Alagoas e Maranhão

“B”: Rio Grande do Sul, Amazonas, Paraíba e Mato Grosso.

1ª Rodada – Terça-feira (dia 9)

Pará 44 x 28 Bahia (14h), Alagoas 53 x 70 Maranhão (16h), Rio Grande do Sul 64 x 31 Amazonas (18h) e Paraíba 40 x 56 Mato Grosso (20h30).

2ª Rodada – Quarta-feira (dia 10)

Alagoas x Pará (14h), Maranhão x Bahia (16h), Paraíba x Amazonas (18h) e Mato Grosso x Rio Grande do Sul (20h).

3ª Rodada – Quinta-feira (dia 11)

Pará x Maranhão (14h), Bahia x Alagoas (16h), Rio Grande do Sul x Paraíba (18h) e Amazonas x Mato Grosso (20h).

Sexta-feira – Dia 12

Disputa de 5º ao 8º lugares

3º B x 4º A (14h) e 3º A x 4º B (16h)

Fase Semifinal

1º B x 2º A e (18h) e 1º A x 2º B (20h)

Rodada Final – Sábado (Dia 13)

14h – Disputa de 7º e 8º lugares

16h – Disputa de 5º e 6º lugares

18h – Disputa de 3º e 4º lugares

20h – Disputa de 1º e 2º lugares