Esportes

Sinop: mato-grossenses vencem gaúchas pelo brasileiro de basquete

Mato Grosso manteve o ritmo da estreia no Campeonato Brasileiro Sub-17 Feminino de Basquete da 2ª divisão e garantiu mais uma vitória, ontem, no jogo contra o Rio Grande do Sul. O campeonato segue até o próximo sábado (13), em Sinop.

Com um placar que começou acirrado, mas foi definido no último período, as mato-grossenses venceram por 46 contra 34 pontos do adversário. Mesmo com as gaúchas abrindo o placar no primeiro período e mantendo a liderança por alguns minutos, Mato Grosso demonstrou preparo técnico. Superando o nervosismo o time mato-grossense fechou o primeiro período com placar de 18 a 15.

A marcação apertada dos dois times fez com que o placar fechasse em 20 a 20 no segundo período. Mato Grosso cometeu mais faltas, nove no total. As gaúchas demonstraram mais nervosismo, somando 18 jogadas erradas contra 10 do time da casa. Destaque para a jogadora Eduarda Jaeger, do Rio Grande do Sul, responsável por 11 dos 20 pontos do time gaúcho. No terceiro período Mato Grosso retomou o fôlego e garantiu quatro pontos de vantagem a frente do adversário, finalizando com 32 a 28.

Com o apoio total da torcida, as mato-grossenses entraram confiantes no quarto período e fizeram bonito, garantindo a vitória com 12 pontos de vantagem sobre as gaúchas no placar final. A jogadora gaúcha Eduarda Jaeger foi a cestinha da partida, marcando 14 pontos. No time mato-grossense destaque para o trio Amanda Silva, Larissa Silva e Lohana Bordignom que fizeram 10 pontos cada durante a disputa contra o Rio Grande do Sul.

De acordo com o técnico do Mato Grosso, Marcos Chaves, a defesa fez a diferença na partida. “Nossa defesa, trabalhando em conjunto com as demais jogadoras do time foi um dos principais fatores que nos renderam a vitória. O time gaúcho é composto por jogadoras altas, o que exigiu muito do nosso sistema de defesa. Tivemos que fazer algumas alterações, que funcionaram de maneira positiva para o desempenho final do time”, declarou Chaves.

Hoje, Mato Grosso encara o time do Amazonas pela terceira rodada do Campeonato, às 20h, no Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, com entrada gratuita.

Outros jogos
Depois de uma disputa ponto a ponto, o time de Alagoas venceu o Pará com um placar de 78 a 73 pontos. As duas equipes mantiveram equilíbrio durante os quatro períodos levando o jogo para a prorrogação, na qual o Alagoas manteve a tranquilidade garantindo a vitória por cinco pontos de diferença. Entre as alagoanas, destaque para as jogadoras Kalynne Omena, que marcou 26 pontos e Valéria Santana, que pontuou 31 vezes. Juntas as duas foram responsáveis por mais de 50% dos pontos da equipe. No time paraense Beatriz Silva marcou 24 pontos, seguida de Taynara Domingues que também fez bonito pontuando 21 vezes.

O Maranhão venceu a Bahia com uma diferença de 57 pontos. Demonstrando superioridade técnica e com uma marcação forte, as maranhenses fecharam o placar com 80 pontos contra 23 da Bahia. Destaque para a jogadora Letícia Xavier, que marcou 25 pontos na partida.

As amazonenses tentaram, mas o entrosamento e o ritmo forte do time da Paraíba garantiu a vitória para a equipe nordestina. O placar final foi de 60 pontos para Paraíba contra 27 do Amazonas. A cestinha do jogo foi a paraibana Malu Martins, que fez 20 pontos durante a partida.