Geral

Exponop também vai proporcionar alternativas para pequenos produtores

A Mini Fazenda, espaço destinado à agricultura familiar na Exponop, irá expor este ano máquinas, equipamentos agrícolas e novos produtos voltados ao pequeno produtor. O espaço é coordenado pela Comissão de Agricultura da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte) e secretaria de Agricultura de Sinop.

Em uma área de cinco mil metros quadrados, haverá comercialização de animais, apresentação de novas técnicas ao agricultor, como, por exemplo, o plantio da abóbora brasileira, melhoramento genético em gado leiteiro e comercialização de produtos artesanais. O espaço ainda conta com uma praça de alimentação.

Em parceria com a UFMT, novas máquinas agrícolas adaptadas para a produção familiar e esqueletos de animais serão expostos. As orientações ao público serão repassadas pelos acadêmicos da universidade.
Segundo o secretário de municipal de Agricultura, Sérgio Vargas, o objetivo da mini Fazenda é fazer com que o agricultor familiar participe da Exposição mostrando o potencial da categoria e da sua produção na região. “Queremos levar o pequeno produtor para conhecer novas tecnologias e a diversidade de produção que ele pode trabalhar em sua terra”, destaca Vargas.

O membro da Comissão de Agricultura da Acrinorte, Olvide Galina, reforça que a Feira traz novidades todos os anos para o produtor rural. “Inclusive para aquele que trabalha em pequena escala”, complementa Galina.
A agricultura familiar ainda terá destaque durante o 9º Simpósio Regional do Agronegócio, que integra também a programação da 31ª Exponop. Temas relacionados à piscicultura, produção de leite e administração serão abordados em palestras.