Política

Conclusão da MT-040 e do Memorial Rondon potencializará região Mimoso

Com festa e um almoço à moda pantaneira, o Distrito de Mimoso – no município de Santo Antonio do Leverger – recebeu, ontem, a visita do governador Silval Barbosa. Entre moradores de todas as idades e autoridades locais, o chefe do Executivo anunciou a pavimentação da MT-040 e recursos para concluir o Memorial Rondon, duas obras que vão transformar a atividade turística do distrito.

Além das belezas naturais existentes na região pantaneira, que atrai turistas do mundo todo, Mimoso é a terra do patrono das telecomunicações, Marechal Cândido Mariano Rondon. Entretanto é uma comunidade que sofre com o isolamento pelas dificuldades de acesso, principalmente na época das chuvas.

Existem pontes que caem no período chuvoso e deixam a população isolada. Já na comunidade do Brejinho – que fica a menos de 30 km da cidade onde nasceu Cândido Rondon – as pessoas não conseguem se comunicar com ninguém pela ausência de sinal de telefonia, contou o governador após uma visita na região.

Mas tais dificuldades devem acabar com a chegada da MT-040, que vai facilitar o acesso à Mimoso, além de interligar a capital mato-grossense à Rondonópolis (212 Km ao Sul de Cuiabá), sem que seja necessário enfrentar uma serra. Entre Rondonópolis e Mimoso serão feitos aproximadamente 70 Km de asfalto, trecho que ainda é estrada de chão.

"Você só consegue desenvolver uma atividade turística se levar infraestrutura para a região. Mas, além de trazer desenvolvimento no turismo, vamos melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem na região do Pantanal", afirmou Silval Barbosa. Para a obra da MT-040, o governo estuda a possibilidade de conseguir investimentos com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e emendas parlamentares – mais a parte do Estado, em torno de R$ 15 milhões.

Memorial Rondon – Para a conclusão das obras do Memorial Rondon, a Secretaria de Estado de Turismo conseguiu por meio Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), R$ 3,5 milhões. A secretária de Estado de Turismo, Teté Bezerra, explica que essa obra faz parte de um grande projeto do Governo do Estado que visa desenvolver o turismo em diferentes destinos mato-grossenses.

Além de acolher a história do patrono das telecomunicações, o memorial também será um Centro de Interpretação do Pantanal, reunindo o maior número possível de informações sobre esse bioma. Dessa forma, além de atrair e potencializar o turismo em Mimoso, o local poderá ser utilizado como biblioteca para estudantes da região. A meta é entregar a estrutura completa até 2013.

Participaram da solenidade de apresentação dos projetos para a região de Mimoso o vice-governador Chico Daltro; o secretário-chefe da Casa Militar, Cel. PM Antônio de Moraes; o secretário de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves; secretário de Estado de Comunicação Social, Osmar de Carvalho; e o secretário-extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal, Francisco Vuolo.

Também compareceram os deputados federais Wellington Fagundes e Carlos Bezerra; os deputados estaduais J. Barreto e Emanuel Pinheiro; os prefeitos de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, e de Barão de Melgaço, Marcelo Ribeiro; o presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Leverger, Ugo Padilha; e demais autoridades.