Saúde

Alta Floresta faz sábado mobilização contra hanseníase

A equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Alta Floresta está definindo a mobilização para sábado, dia mundial do combate a hanseníase, que deve acontecer na praça cívica, com profissionais de saúde distribuindo informativos orientando sobre a doença, com cuidados para evitá-la e forma de transmissão.

Segundo o gerente do setor de Vigilância Epidemiológica, Abelardo Junior Scavassa, também será informado sobre o tratamento, que é gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e pode ser feito em qualquer unidade básica “Trabalharemos o método de educação, levando a informação para dentro dos lares, objetivando a prevenção e a promoção da saúde da população altaflorestense”, disse.

A hanseníase é uma doença causada por uma bactéria, a Micobacterium leprae, que se propaga quando a pessoa portadora da doença fala, tosse ou mesmo respira próximo de alguém que não tem a bactéria. Alguns fatores, como o uso de água tratada, prática de saneamento básico, condições habitacionais confortáveis, podem diminuir a ocorrência da doença.

Ano passado, 72 casos da doença foram registrados.

(Atualizada às 10h26)