Os casos de dengue em janeiro, no Estado, são 71% menores em relação ao mesmo mês do ano passado. A confirmação é da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso. Em 23 dias, foram notificados, 188 casos e, em 2007, 668 pessoas pegaram dengue. Os três casos graves de Dengue registrados até o dia 23 de Janeiro, um em Cuiabá e dois em Rosário Oeste evoluíram para a cura aguardando finalização da investigação.
No ano de 2008 foram notificados, em Mato Grosso, 11.056 casos de Dengue. Neste número estão incluídos 15 casos graves da doença que resultaram numa letalidade de 20%. Os três casos graves de dengue que resultaram em óbito foram de uma menina de 4 meses, em Cuiabá, de uma jovem no município de Campos de Júlio, e o de um homem,e 34 anos, em Araputanga. Outros doze casos graves da doença evoluíram para a cura.
A Secretaria de Estado de Saúde iniciou trabalhos em parceria com o município de Rosário Oeste, na promoção do bloqueio químico contra o mosquito aedes aegypti devido aos últimos registros de ocorrências da forma grave de dengue. O bloqueio se dará usando a técnica de bomba costal, além das ações de rotina de busca ativa e eliminação de criadouros do mosquito da Dengue.