Saúde

Confirmado 1° caso de gripe suína em Sinop

A Secretaria de Saúde de Sinop confirmou, nesta manhã, o primeiro caso de gripe suína registrado no município. A mulher de 27 anos que foi internada no Pronto Atendimento no início deste mês, apresentando sintomas semelhantes ao da doença, foi liberada após descarte feito pelo secretário de Saúde, Maurício Estrada. Mesmo com o anúncio, o caso foi monitorado durante este período e confirmado hoje. Na ocasião, funcionários do pronto atendimento foram orientados a utilizar máscaras de proteção.

A paciente, que não teve a identidade revelada, estava sob análise em Cuiabá, onde foi comprovado a doença. Ela e familiares passam bem. De acordo com o secretário de Saúde, foi descartada a confirmação da doença porque a paciente “não apresentou nenhum sintoma, nem a família. Isso atribuiu porque eles chegaram ao Brasil tendo expirado o prazo de manifestação e transmissão da doença”, disse ao Só Notícias. O prazo seria de sete dias.

Ainda segundo o secretário, como a paciente chegou de uma área de risco (Espanha) foi feito o acompanhamento que é orientado pelo Ministério da Saúde. A mulher permanece em Cuiabá e deverá retornar a Espanha. Ela esteve em Sinop em visita a familiares.

Em Mato Grosso foram investigados 13 casos da doença. Destes, 09 foram descartados como sendo Influenza A (H1N1), e três confirmados. Hoje, o Estado passa a acompanhar mais um caso suspeito de Influenza A (H1N1) , em Araputanga. Trata-se de uma mulher que procurou os serviços de saúde do município e disse que esteve em contato com uma pessoa que estava em monitoramento. Porém os sintomas da gripe dela não apontam para a Influenza A. Ela está sendo medicada e passa bem e os exames laboratoriais estão sendo feitos.

(Atualizada às 11h40)