Saúde

Mais duas mortes por dengue hemorrágica em Cuiabá

Duas pessoas morreram de dengue hemorrágica no final de semana. Um das vítimas tem 51 anos e é morador do bairro Dom Aquino, onde há um dos maiores índices de larvas do mosquito vetor nas casas, chegando a ter criadouros em 86% dos imóveis. O homem foi internado no Hospital Santa Casa de Misericórdia e morreu no sábado (25).

O outro caso foi de um homem de 39 anos. Ele morava no bairro Pedregal e ficou internado no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá. Agora sobe para 7 o número de mortes causadas pela doença na Capital. Deste número, 3 estão sob investigação. Os dados não da Secretaria Municipal de Saúde.

No último boletim epidemiológico apresentado pelo órgão mostra que foram confirmados 670 casos de dengue clássica, 40 de dengue com complicação e 63 de febre hemorrágica.

Estado – No Estado, foram notificados 9.521 casos de dengue. Das pessoas contaminadas, 15 morreram. Os óbitos estão principalmente em Cuiabá (7) e Várzea Grande (3). O restante dos casos de morte foram nos municípios de Tangará da Serra (1), Rosário Oeste (2), Nova Nazaré (1), Diamantino (1).

O Secretaria Estadual de Saúde mantém à disposição o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde que, pelo número 0800-6471201, está dando apoio com informações sobre a dengue, nas atitudes de prevenção, na identificação dos sintomas da doença, além do recebimento de denúncias.

Sintomas – Os sintomas gerais da dengue são: febre alta com início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos que piora com o movimento deles, perda ou diminuição do apetite, náuseas e vômitos, extremo cansaço, fraqueza, manchas e erupções na pele, principalmente no tórax e membros, dores musculares, nos ossos e articulações.