Saúde

Morre 32ª vítima de dengue em Mato Grosso

Cuiabá registra a 14ª morte por dengue hemorrágica, sendo a 3ª no bairro Pedra 90. O segurança Jânio Xavier Andrade, 32, é a última vítima e morava na região do bairro conhecida por Cinturão Verde. Ele apresentou os primeiros sintomas da dengue na quinta-feira (28) e morreu na manhã de ontem no Pronto-Socorro Municipal, onde foi internado na segunda-feira (1º) à noite.

O presidente de bairro do Pedra 90, Antônio Marcos Nascimento, o “Baiano”, pede atenção do Poder Público para a região que já teve 2 mortes por dengue hemorrágica confirmadas pela Secretaria Municipal de Saúde e registra mais uma suspeita de óbito pela doença. “A população está assustada com essa situação. O número de casos no nosso bairro é muito grande”.

Morando com Xavier há 5 anos, Zilda de Almeida de Azevedo estava inconsolável com a morte do companheiro. Ela conta que o segurança passou mal na manhã do dia 28 e procurou atendimento médico na policlínica do bairro, onde foi medicado e voltou para casa. No sábado (30), Zilda levou Xavier de volta para a policlínica porque ele reclamava de muita dor no estômago. O paciente foi internado e o encaminhamento para o PS ocorreu na noite de segunda-feira (1º), onde foi levado para a semi-UTI do hospital. “Não tenho nada para reclamar da policlínica, mas no Pronto-Socorro ficaram dando somente buscopan e soro. Demoraram para levar ele para a UTI mesmo com o encaminhamento do médico da policlínica”.

A mulher reclama ainda da falta de preocupação do Poder Público com algumas regiões do Pedra 90. Ela garante que o “fumacê” não chega até o Cinturão Verde e nem nas localidades consideradas como “grilos”. “Quer dizer, então, que as pessoas mais pobres podem morrer, podem ficar doentes?”.

A morte de Xavier é a segunda em 4 dias e o 32º de Mato Grosso em 2009, conforme último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde. O outro caso é de um homem de São Paulo, que estava trabalhando em Nobres e passou por Diamantino. Ele esteve internado no Pronto-Socorro e morreu no sábado (30).

SMS – Em Cuiabá, até ontem, haviam 12 pessoas internadas no Pronto-Socorro com sintomas da dengue. Segundo a secretaria municipal, 7 pessoas são adultas, 4 crianças e 1 senhora ocupava um leito da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

O último boletim da SMS aponta que em Cuiabá, este ano, foram registrados 8.566 casos de dengue, sendo que 7.673 são moradores da Capital. Os demais pacientes residem em outras regiões e buscaram atendimento médico nas unidades de saúde da Capital.