Saúde

Nortão: mobilização de combate a hanseníase é hoje

A Secretaria de Saúde de Alta Floresta realiza, a partir das 10h, na praça Cívica, a distribuição de panfletos e cartilhas sobre o combate a hanseníase, explicando quais são as medidas de prevenção e de tratamento, oferecido de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ano passado, foram constatados 72 casos da doença no município.

Considerado dia nacional de combate a doença, outras cidades definiram seus trabalhos. Em Sinop, por exemplo, a mobilização começa hoje e encerra no próximo sábado. Na programação, orientações serão fornecidas nas ruas principais, como na terça-feira, quando será realizada entre as avenidas Júlio Campos e Sibipirunas. Outros bairros deverão ser visitados durante a semana. No município, foram 101 casos.

Noutras cidades as atividades de combate à hanseníase também iniciam hoje. Ela é uma doença causada pela bactéria, a Micobacterium leprae, que se propaga quando a pessoa portadora da doença fala, tosse ou mesmo respira próximo de alguém que não tem a bactéria. Alguns fatores, como o uso de água tratada, prática de saneamento básico, condições habitacionais confortáveis, podem diminuir a ocorrência da doença.