Saúde

Nova Mutum: descartada suspeita de gripe suína

O caso suspeito de contaminação pelo vírus Influenza A (H1N1) registrado em Nova Mutum, foi descartado. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. Uma mulher que esteve na Espanha há pelo menos dois meses apresentou sintomas de gripe e foi rapidamente colocada em isolamento.  De acordo com a responsável pelo setor, enfermeira Marines Uhde, todas as medidas e procedimentos definidos pelo Protocolo de Procedimentos e Manejo de Casos e contatos de Influenza A (H1N1), e pelo Protocolo de Notificação e Investigação de Casos e Contatos do Ministério da Saúde foram adotados.

“Ela foi conduzida rapidamente a Cuiabá, onde ficou em observação no Hospital Universitário Júlio Muller. Depois de exames laboratoriais o caso foi descartado”, explicou Marines. O marido e o filho da mulher também ficaram em observação durante uma semana.
 
Em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Saúde monitora desde ontem uma mulher de 28 anos, que teve contato direto com um caso suspeito em um avião, com itinerário Recife a Cuiabá. A paciente passa bem, fez exames de laboratório, foi medicada e será feito o monitoramente domiciliar. As amostras com secreções respiratórias da paciente foram encaminhados para o Laboratório de Referência.
 
Com esse, o Estado acompanha 8 casos suspeitos do vírus Influenza A. Foram descartados 11 casos (entre estes os dois de Nova Mutum) e 3 casos confirmados (um deles em Sinop).