Saúde

Rondonópolis: começa mutirão para consultas e cirurgias oftalmológicas

A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis, em parceria com o Hospital de Olhos de Cuiabá, vai atender aproximadamente 250 pacientes no quarto mutirão de consultas oftalmológicas. O mutirão começou ontem e termina hoje, no Centro de Saúde Jardim Guanabara. Cerca de dez funcionários do Centro de Saúde e quatro profissionais de Cuiabá estão mobilizados para atender a demanda. A fila para este procedimento chega a quatro mil pessoas.

Nesta etapa foram contempladas as comunidades do Jardim Guanabara, da zona rural, Pindorama e Monte Líbano. A enfermeira coordenadora do Centro de Saúde, Valdete de Oliveira Pena, ressalta a importância do mutirão. "Tem pessoas esperando na fila por uma consulta há cerca de três anos. Com a parceria entre Município e Hospital de Olhos de Cuiabá, vamos amenizar o problema e agilizar o processo para as cirurgias de catarata", explica.
A pensionista Eunice Cirino Martins, conta que está há cerca de quatro anos na fila aguardando por uma consulta oftalmológica. A dona-de-casa Telma Francisca Lima revela que está desde março de 2004 esperando pelo atendimento especializado para o filho. "Com esse mutirão vou sair daqui com meu problema resolvido", afirma.

A consulta é dividida em quatro etapas. Primeiro o paciente passa por uma avaliação médica, com controle da pressão arterial, respiração e pulso. O segundo passo é a verificação da acuidade visual para saber se a pessoa vai precisar de óculos ou não. Depois segue para a aferição do grau e por fim acontece a chamada pós-consulta, onde é dado o encaminhamento para a cirurgia, caso seja necessário. Também está sendo feito um cadastro para os pacientes receber os óculos de graça.
A médica Oftalmologista do Hospital de Olhos de Cuiabá, Isadora Melissa Mohn Maciel, elogia a parceira realizada com o Município. "Esta é a quarta vez que realizamos o mutirão e já atendemos cerca de 850 pessoas. Neste final de semana serão mais 250. Sem a parceria não sei por quanto tempo ficariam na fila", conclui.