Saúde

Sanitarista assume direção do Hospital Regional de Rondonópolis

Com vasta experiência na área da saúde pública, Rosana Zucatto assumiu esta semana a direção geral do Hospital Regional de Rondonópolis "Irmã Elza Giovanella", que é a principal unidade de saúde da região sul de Mato Grosso, atendendo 19 municípios. A profissional substitui, interinamente, Enio Ricardo Pereira Júnior, que havia assumido o cargo em meados de outubro de 2007 e deixou a unidade na semana passada.

A nomeação de Rosana Zucatto como nova diretora geral do Hospital Regional, de forma interina, saiu em portaria estadual de 18 de maio deste ano. O novo diretor técnico, o médico Geraldo Cantarino Villela Filho, assume oficialmente o cargo em 1º de junho próximo. O diretor clínico, o médico Eduardo Nogueirol, e o diretor administrativo, Ailton das Neves, permanecem nas suas funções.

Neste momento, a nova diretora geral adiantou que, juntamente com o Consórcio Regional de Saúde do Sul de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Saúde, vem fazendo uma redistribuição das competências do Hospital Regional. Dentro desse contexto, ela informou que está havendo uma reorganização em relação aos recursos humanos e às políticas da unidade de saúde. "Vamos estar focando em políticas de saúde que tragam o bem-estar à população", garantiu.

Rosana Zucatto assegurou que vai buscar manter um atendimento de excelência em urgência e emergência, que é a sua missão. Nesse sentido, adiantou que a prioridade é a média e alta complexidade em trauma e neurologia. "Estamos redimensionando o atendimento conforme a nossa capacidade", justificou. Por enquanto, informou que as cirurgias eletivas não serão mais feitas no hospital. Mesmo assim, afirmou que não existe nenhuma proposta de prejuízo à população.

Conforme a profissional, a proposta é que o Hospital Regional tenha maior resolutividade para os usuários e para os colaboradores. Aliás, ela respondeu que o seu maior desafio à frente da unidade é efetivar uma parceria harmoniosa com a sociedade civil e a equipe do hospital. Por isso, disse que pretende fazer uma administração de forma compartilhada com os servidores. Além disso, atestou que, para a obtenção de maior resolutividade, é importante contar com a parceria da Prefeitura de Rondonópolis.

Rosana Zucatto, que é casada e mãe de três filhas, atua há 33 anos na área da saúde pública, estando há cerca de 25 anos em Rondonópolis. É assistente social sanitarista e especialista em Ciências Sociais. Exerceu diversos cargos na área da saúde, entre eles de secretária-adjunta de Estado de Saúde, em 2004, e secretária-adjunta municipal de Saúde, na gestão passada.