Saúde

Secretaria identifica 1,9 mil focos dengue em um mês em Sinop

A secretaria de Saúde divulgou balanco de ações contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, no mês passado. Foram realizados, segundo a pasta, mais de 5 mil visitas em diversos setores do município. Foram identificados e eliminados 1.920 focos do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

O Centro de Combate às Endemias, responsável por coordenar as ações de controle, destaca a participação ativa da comunidade. Durante o mês passado, foram recebidas 43 denúncias por meio do telefone disponibilizado para a população (66 9 9994-8559). Essa parceria é fundamental na identificação rápida de possíveis focos do Aedes aegypti, permitindo uma resposta eficaz por parte das equipes de saúde.

O coordenador de endemias Alef de Souza Costa, ressalta que estamos na época de chuvas e que é preciso atenção. “Nesse período do ano é natural que sejam encontrados muitos focos, já que estamos em pleno período chuvoso. Mas os cuidados continuam os mesmos, não deixar objetos que acumulam água no quintal e sempre receber o agente de endemias”, explicou

“O trabalho das equipes tem alcançado bons resultados, com muitas visitas e milhares de focos eliminados. Mas a população não pode deixar de fazer sua parte, a prevenção é a chave para evitar a propagação de doenças. A união de esforços entre poder público e comunidade é essencial para podermos construir um ambiente mais saudável e seguro para todos”, enfatizou o coordenador de endemias, através da assessoria.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)