Saúde

Segunda etapa da campanha de multivacinação é transferida para setembro

A Secretaria Estadual de Saúde está comunicando os escritórios regionais que foi transferida para 19 de setembro a 2ª etapa da campanha nacional de vacinação contra polio, prevista inicialmente para o próximo dia 22.
A decisão tomada pelo Ministério da Saúde tem o objetivo de evitar uma sobrecarga ainda maior nos serviços de atenção básica, porta de entrada para os pacientes com suspeita de gripe H1N1 e contribuir para que a vacinação ocorra em um cenário mais tranquilo, com os trabalhadores da área em condições de dar prioridade ao trabalho de imunização. A orientação atende também a pedido de secretarias estaduais da saúde dos Estados mais afetados pelo aumento do atendimento a pacientes com sintomas de gripe.

“Embora nem todos os Estados apresentem sobrecarga no sistema de saúde por causa da Influenza A (H1N1), optamos por adiar a campanha de vacinação em todo o país. Isso porque, quando realizada simultaneamente em todos os Estados, criamos uma rede de proteção e garantimos uma maior imunidade de grupo”, explica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Gerson Penna.