Saúde

Sinop: começa mutirão popular para recolher lixo da dengue

Sinop registrou de janeiro a outubro deste ano números elevados de casos da dengue. Foram confirmados, até agora 2.074 casos de dengue clássica, 8 com complicações, 9 de dengue hemorrágica e 4 mortes. Para combater a proliferação do mosquito transmissor da doença (Aedes Aegypt) uma ação conjunta inicia, neste final de semana, nos bairros Alto da Glória e Maria Carolina a série de mutirões popular para combater a doença. É uma parceria entre moradores, associações de bairros, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria das Cidades, Pólo Regional, Tiro de Guerra e sociedade organizada. "Precisamos da ajuda da população para combater os focos da dengue. As pesquisas demonstram que 80% dos criadouros estão dentro dos quintais e a Secretaria de Saúde sozinha não consegue vencer essa batalha", explicou Adriana Casturino, bióloga da Vigilância Ambiental de Sinop.

O objetivo dos mutirões é desenvolver ações preventivas como a limpeza de quintais, terrenos baldios e eliminação de possíveis locais de criadouros do mosquito. O mutirão vai recolher materiais como pneus velhos, latas, embalagens plásticas, garrafas peti, tampinhas de garrafa, entre outros materiais que podem se tornar um criadouro do mosquito da dengue (Aedes Aegypti). Precisamos lembrar que a reprodução do mosquito acontece em água parada e limpa", ressaltou a bióloga.

Os agentes também orientarão a população para limpar calhas e manter a caixas d"águas tampadas.

A programação iniciará com orientações sobre o trabalho e o combate a dengue. Em seguida, começa a limpeza com recolhimento do lixo que serve de criadouro do mosquito da dengue. O material poderá ser depositado nas lixeiras ou na caçambas que ficará disponível nas localidades para posterior coleta realizada pela Secretaria da Cidade.

Além do mutirão popular, também esta sendo realizado o mutirão de limpeza promovido pela Secretaria da Cidade. A equipe está no bairro Palmeiras e na terça-feira (13) no bairro Jardim Celeste com a limpeza e coleta de entulhos, galhos e o lixo criadouro do mosquito da dengue. A orientação é para o lixo ser retirado dos quintais e colocado em frente das residências.

Programação:
Amanhã: Alto da Glória, a partir das 8h na praça central.
Domingo – Maria Carolina – concentração a partir das 8h na entrada do bairro na avenida Vitória Reggia.