A Secretaria de Saúde divulgou os números da campanha de vacinação contra a gripe em idosos. De acordo com os dados do Departamento Epidemiológico, em Sorriso foram aplicadas 2017 imunizações, o que corresponde a um percentual de 82,29% dos 2450 idosos residentes no município. A meta da campanha “Deixe a gripe na saudade. Vacine-se” era imunizar 80% da população acima dos 60 anos em todo país e Sorriso superou o índice estabelecido.
A campanha terminou oficialmente no dia 8 de maio. Até essa data o município já havia atingido 1.571 idosos, 64.09% da meta. Mas a Secretaria de Saúde do Estado deu continuidade à campanha até dia 29 e com isso, Sorriso imunizou mais 446 idosos, totalizando 82.29%.
A vacina contra gripe diminui o risco de doenças respiratórias agudas como pneumonia, reduzindo também os riscos de internação e até de morte. A vacina não provoca gripe. Quando isso acontece é porque a pessoa já estava contaminada pelo vírus e não houve tempo suficiente para a ação da vacina.
A gripe é uma doença infecciosa do sistema respiratório, de natureza viral e altamente contagiosa, podendo apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clínicas graves e complicadas. Algumas das complicações severas da gripe são: pneumonia e bronquite.
No país, a freqüência de complicações da gripe na faixa etária de 60 a 69 anos é de 40%, percentual que aumenta para 80% a partir dos 70 anos. Nos idosos ocorrem as formas mais graves de gripe e suas complicações, como a pneumonia. Além do mais, sabe-se que cerca de 90% das mortes causadas pela gripe acontecem em pessoas idosas.